Temporada da Bundesliga pode ser retomada em maio

Desde o início da atual pandemia do novo Coronavírus, que teve origem na Ásia mas tem feito na Europa e nos Estados Unidos o seu maior número de vítimas, as ligas esportivas de quase todo o mundo estão sendo paralisadas para evitar que o vírus se dissemine ainda mais. E enquanto grande parte dessas ligas não tem sequer ideia de quando poderá retomar suas atividades a Bundesliga, primeira divisão do futebol na Alemanha, já dá sinais de que pode voltar com suas partidas já no próximo mês, maio.

Isso não significa que a Covid-19 não tenha causado problemas para a população da Alemanha, mas mostra todo o poder que o país teve no combate da pandemia. O país tem se mostrado muito mais competente nessa luta do que os seus principais vizinhos de continente.

A informação de que a Bundesliga pode retornar já neste mês de maio foi dada pelo chefe executivo da liga, Christian Seifert, em entrevista ao jornal The New York Times:

– “Fazemos parte da cultura do país, as pessoas anseiam por recuperar um pequeno pedaço da vida normal, e isso pode significar ter a Bundesliga novamente. É por isso que temos que desempenhar nosso papel, e isso significa apoiar e conversar com o governo sobre quando poderemos jogar novamente”.

Todas as equipes do país já retornaram aos treinamentos, respeitando os devidos protocolos de saúde propostos. Faltam ainda 9 rodadas para o final da competição e a temporada pode ser finalizada com apenas um pouco de atraso, até o final do mês de junho.

Apesar da boa notícia, a parte ruim deste retorno é que todas as partidas até o final dessa temporada devem ser disputadas com portões fechados. Sendo a liga com a maior quantidade de estádios próximos da lotação máxima. Mesmo que isso possa significar queda de arrecadação, caso as partidas fossem canceladas o prejuízo dos clubes seria muito maior, na casa dos 750 milhões de Euros.

Segundo Seifert a estimativa para a realização de uma partida é de 240 pessoas, entre os jogadores, comissões técnicas, equipe de organização e os responsáveis para a transmissão da partida na TV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *