Ministra do Esporte explica encerramento do Campeonato Francês

Após uma pausa de mais de 2 meses por conta da pandemia do novo Coronavírus o futebol vai começando a retornar no continente europeu. A bola já está rolando na Bundesliga e a Premier League, La Liga e o Campeonato Italiano recomeçam nas próximas semanas. A única exceção da lista de grandes ligas no futebol europeu é a Ligue 1, já que o Campeonato Francês foi encerrado de maneira precoce, com o Paris Saint-Germain sendo declarado campeão.

A decisão foi considerada precipitada, já que em quase todo o continente o futebol está voltando e apenas em 4 países o futebol foi encerrado de maneira precoce: Bélgica, Holanda, Escócia e na França. Agora, a ministra do esporte francês Roxana Maracineanu resolveu finalmente se pronunciar sobre o assunto:

– “Não somos os únicos. Escócia, Holanda e Bélgica também suspenderam permanentemente seus campeonatos por motivos de saúde. Repito o que já disse: tomamos essa decisão para não colocar os atletas em risco. Decidimos considerá-los cidadãos, como os demais”.

O discurso é bonito, mas vai contra o que a própria Maracineanu falou na mesma entrevista a um jornal francês:

– “Meu objetivo é justamente que o esporte seja retomado em boas condições, com público nos estádios, principalmente no campeonato de futebol no mês de agosto. Que os dois clubes da Liga dos Campeões possam fazer amistosos antes do final da temporada europeia. E então preparar a nova temporada conforme necessário, dependendo das informações que o Ministério da Saúde nos der. Meu desejo é ter a oportunidade de um esporte popular, com torcedores nos estádios, mesmo que em número limitado, por que não a partir do final de julho, se possível?”.

A estranheza por conta dessa declaração se dá por conta de que mesmo em locais onde o futebol está voltando neste mês de junho as partidas serão todas realizadas com portões fechados e sem a presença do público.

Apesar da Ligue 1 já ter sido encerrada nessa temporada tanto Paris Saint Germain quanto Lyon ainda continuam vivos da UEFA Champions League. O PSG já está nas quartas de final após vencer o Borussia Dortmund e o Lyon ainda precisa fazer a partida de volta das oitavas de final após ter vencido a Juventus no jogo de ida por 1×0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *