FIFA confirma datas e local do Mundial de Clubes 2019

Um dos grandes mistérios do calendário do futebol internacional acabou nesta semana, com a FIFA finalmente confirmando que o Mundial de Clubes 2019 realmente será disputado ainda mantendo o seu formato tradicional, além de confirmar as datas de realização do torneio e o seu país sede.

As dúvidas estavam cada vez maiores por conta das notícias da realização de um novo Mundial de Clubes em 2021, realizado ainda em sede a ser definida em substituição à Copa das Confederações, torneio deficitário para a FIFA. Este novo Mundial irá reunir 32 seleções, ao contrário do formato atual que reúne anualmente 7 equipes: as campeãs de cada uma das Confederações além do campeão nacional do país sede.

Para 2019 a sede foi definida como o Catar, coincidentemente o país que irá receber a próxima edição da Copa do Mundo em 2022. Porém, ao contrário da Copa das Confederações que era realizada sempre na mesma sede da Copa do Mundo do ano seguinte o novo Mundial não deve ser realizado no Catar por conta das altas temperaturas no meio do ano.

As datas para o Mundial de Clubes 2019 também foram definidas: o torneio será realizado entre os dias 11 e 21 de dezembro deste ano. O primeiro jogo será realizado entre o Hienghène Sport da Nova Caledônia, o campeão da Ligas dos Campeões da OFC e o Al-Sadd, campeão da Liga do Catar em 2018-19.

A única chance desse jogo mudar é uma equipe Catariana vencer a Liga dos Campeões da Ásia. O Al Duhail continua na disputa e caso consiga o título entrará no Mundial como representante do Catar e o vice-campeão da Copa dos Campeões da Ásia entraria representando o continente.

O sorteio dos confrontos ainda não foi realizado, mas já temos algumas certezas para o torneio deste ano: a estreia do campeão da Copa Libertadores da América será no dia 17 de dezembro, enquanto o campeão europeu, o Liverpool, estreará no dia 18 de dezembro.

Para este ano ainda temos o Monterrey do México como classificado, já que o time ficou com o título da Liga dos Campeões da Concacaf na temporada 2018-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *