FERJ divulga fórmula do Campeonato Carioca de 2021

Mesmo com a temporada de 2020 do futebol brasileiro atrasada por conta da pandemia do novo Coronavírus a temporada de 2021 já começa a tomar forma, com as principais federações estaduais começando a divulgar detalhes dos próximos estaduais. É o caso da FERJ, que após reunião presencial realizada em sua sede divulgou como será a fórmula de disputa do Campeonato Carioca de 2021.

O Campeonato Carioca já foi considerado por muitos como o Campeonato Estadual mais charmoso do Brasil por conta de usa formula de disputa interessante e por colocar frente a frente os quatro maiores clubes do estado em jogos quase sempre decisivos.

Porém, nos últimos anos a fórmula acabou bastante saturada, chegando a absurdos como o campeão do estadual não ter conquistado o título da Taça Guanabara, a primeira fase da competição e muito menos o da Taça Rio, a segunda fase. Os clássicos ficaram banalizados e o interesse caiu, inclusive com a Rede Globo preferindo romper o contrato de transmissão sem fazer grandes forças para manter a competição em seu portfólio.

O Campeonato Carioca de 2021 teve o regulamento alterado após reunião presencial na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a FERJ, e foi aprovada por unanimidade entre todos os representantes presentes.

A partir do próximo ano a fase principal do Campeonato Carioca será disputada por 12 equipes que se enfrentam todos contra todos no sistema de pontos corridos nessa fase. O campeão da Taça Guanabara será a equipe que ficar com a melhor campanha nessa fase, enquanto os quatro melhores classificados passam para as semifinais e finais.

Como prêmio de consolação as equipes que ficarem entre o 5º e o 8º lugar irão se classificar para a disputa da Taça Guanabara.

As semifinais e finais do Campeonato Carioca serão disputadas em jogos de ida e volta, com o campeão precisando fazer pelo menos 15 partidas para levantar a taça.

O Campeonato Carioca de 2021 terá uma fase preliminar que será disputada entre os dias 16 de janeiro e 25 de fevereiro, que será disputada entre Cabofriense, Friburguense, Americano, América, Nova Iguaçu e Sampaio Correa.

Apenas uma dessas equipes se classificará para a fase principal, que terá início no dia 27 de fevereiro. Ainda não há previsão de transmissão do campeonato em nenhuma rede de TV do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *