China deve ser a sede do novo Mundial de Clubes da FIFA

A principal organização do futebol mundial não esconde mais de ninguém que tem o plano de organizar um novo Mundial de Clubes. E neste novo Mundial de Clubes que será realizado pela primeira vez em 2021 provavelmente terá a China como país sede desta edição de estreia que será disputada por 24 clubes.

O novo Mundial de Clubes da FIFA entrará no calendário da organização em 2021 para substituir duas outras competições: o atual Mundial de Clubes da FIFA, disputado anualmente e que ainda terá edições realizadas no Qatar neste ano de 2019 e também em 2020. E também irá substituir a atual Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo que sempre é realizado um ano antes do mundial de Seleções.

A data para o anúncio do país sede do novo Mundial de clubes da FIFA é o dia 27 de outubro, e a China é a favorita para receber esta primeira edição por conta das altas temperaturas do Qatar no período do ano em que será realizada a competição, provavelmente entre junho e julho de 2021. A temperatura também fará com que a Copa do Mundo de 2022 seja realizada no final do ano e não na metade como é a tradição.

Para esta nova versão do Mundial de Clubes da FIFA a principal organização do futebol mundial reservou 8 vagas para os clubes europeus, que deverão ser ocupadas pelos campeões das últimas 4 temporadas da UEFA Champions League e da UEFA Europa League.

Além disso, também estarão no Mundial de Clube 6 representantes da América do Sul, que deverão ser os 4 últimos campeões da Copa Libertadores da América, com os 4 últimos campeões da Copa Sul-americana disputando um torneio para decidir os donos das últimas duas vagas. As demais vagas seriam distribuídas entre os outros continentes.

Para suprir a lacuna deixada pelo atual Mundial de Clubes anualmente, UEFA E Conmebol negociam a reedição da Copa Intercontinental, partida única no Japão que colocava frente a frente o campeão da UEFA Champions League e da Copa Libertadores da América até 2004, já que no ano seguinte a FIFA passou a organizar o seu próprio mundial com equipes de todos os continentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *