CBF divulga calendário para 2017

Ainda que o novo formato da Copa Libertadores tenha dificultado o trabalho para estabelecer as datas do calendário futebolístico de 2017, nessa segunda-feira (12) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a agenda para o próximo ano. Apesar de já se saber que o torneio sulamericano será disputado em outro forma, como mais times, a Conmebol não oficializou as datas de realização do mesmo. A Copa Sul-Americana se encontra na mesma situação.

Apesar disso, a CBF estima que a Libertadores acontecerá entre os dias 1º de fevereiro e 29 de novembro, enquanto que a Sul-Americana, entre 5 de abril e 13 de dezembro. A libertadores, a partir de 2017, terá duas fases antes da fase de grupos. Além disso, contará com seis representantes do futebol brasileiro, via Campeonato Brasileiro, o campeão da Copa do Brasil e, a Chapecoense, caso o time vence a edição da Copa Sul-Americana de 2016.

A entidade máxima do futebol brasileiro definiu que a pré temporada dos clubes será de 25 dias, entre 4 e 28 de janeiro. Já os jogos dos campeonatos estaduais poderão ser marcados em 18 datas entre os dias 29 de janeiro e 7 de maio. A Copa do Nordeste e a Copa Verde não tiveram seus calendários divulgados. Segundo a CBF, essas datas serão anunciadas pelas federações responsáveis pela realização dos torneios.

A Copa do Brasil será realizada entre os dias 8 de fevereiro e 12 de outubro, contará com oito fases. As duas primeiras serão em confronto único. Os times que estiverem disputando a Copa Libertadores entrarão na competição já na quinta fase. Ao contrário daqueles que estiverem jogando a Sul-Americana, esses disputaram a Copa do Brasil desde o início.

O Campeonato Brasileiro da série A será disputado entre os dias 14 de maio e 3 de dezembro. O primeiro jogo da Série B será no dia 13 de maio e o último, no dia 5 de novembro. A CBF deixou claro que após a divulgação das datas pelo Conmebol, qualquer modificação que se fizer necessária será previamente comunicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *