Campeonato Paulista 2020 será encerrado em campo

O Campeonato Paulista 2020 foi paralisado por conta da pandemia do novo Coronavírus no dia 16 de março após o clássico entre Guarani e Ponte Preta, o famoso dérbi campineiro, quando ainda faltavam duas rodadas para o final da fase de grupos e mais quatro datas para os mata-matas: uma partida de quartas de final, uma semifinal e as duas partidas finais.

Quase um mês depois os clubes e a Federação Paulista de Futebol se reuniram virtualmente em reunião feita por vídeo conferência e decidiram que o torneio será encerrado em campo, colocando um ponto final em especulações de que poderia ser encerrado com a mesma pontuação do momento da paralização, o que coroaria o Santo André como campeão.

Porém, como o Governo do Estado de São Paulo decretou isolamento social até o dia 22 de abril, clubes e FPF se recusaram a dar uma data oficial para o retorno do Campeonato Paulista.

Nesta mesma reunião acabou acordado que este retorno irá ser realizado primeiramente com portões fechados, o que parece ser uma tendência mundial no retorno às atividades esportivas. Embora isso possa significar prejuízo para os clubes por conta da bilheteria, com certeza irá diminuir o déficit que seria causado caso o torneio fosse encerrado e os clubes não recebessem a parcela que ainda falta da TV Globo para a transmissão do torneio.

Além disso, na reunião também foi acertado que os clubes vão poder renegociar os contratos daqueles jogadores cujo vínculo se encerrou durante a pandemia, assim como a possibilidade de inscrever novos jogadores após o retorno da competição.

A reunião que contou com a presença dos presidentes ou representantes dos 16 clubes da Série A1 do Paulistão também já deixou acordado que um período de treinos de pelo menos 15 dias será realizado antes do reinício da competição, e que todos os clubes irão retornar aos treinamentos ao mesmo tempo para manter a igualdade competitiva do torneio.

Os quatro grandes clubes do Estado, São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians, deram férias para seus jogadores durante o mês de abril, o que indica que esse retorno aos treinamentos deve ocorrer apenas durante o mês de maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *