Campeonato Italiano tem o retorno agendado para 20 de junho

Apesar do novo Coronavírus ter surgido na região de Wuhan na China foi quando desembarcou na Itália que começou realmente a assustar o mundo ocidental. Após o surto na região da Lombardia no norte italiano diversas ligas esportivas foram paralisadas ao redor do globo, começando pelo próprio Campeonato Italiano. Agora, após mais de dois meses de paralisação a federação local já definiu a data oficial para o retorno do principal campeonato de futebol do país, no dia 20 de junho.

A Itália foi uma das regiões mais afetadas pela pandemia, a Itália teve mais de 232 mil pessoas infectadas pelo novo Coronavírus e mais de 33 mil mortes até o final do mês de maio. Somente na região da Lombardia foram mais de 16 mil vítimas da covid-19.

Por conta disso, um retorno do futebol no país parecia pouco provável em um futuro próximo, mas com o lockdown severo que o país adotou a curva de contágio do vírus diminuiu drasticamente, o que permitiu que novas datas fossem marcadas seguindo um rígido protocolo de segurança e higiene.

Antes do retorno do Campeonato Italiano teremos a conclusão da Copa da Itália, que está em sua fase de semifinais. Os jogos de volta dessa fase entre Juventus x Milan e Napoli x Inter de Milão serão disputados no dia 13 de junho. A final da competição será disputada quatro dias depois, no dia 17 de junho na capital Roma.

Logo após no dia 20 de junho o Campeonato Italiano estará de volta. Passadas 26 rodadas a Juventus é a líder da competição com 63 pontos conquistados, seguida de perto pela Lazio que tem um ponto a menos. A Inter de Milão vem perdendo forças e aparece na terceira colocação com 54 pontos conquistados até aqui.

Vale lembrar que todos os jogos no futebol italiano nesse retorno serão disputados sem a presença de torcedores. O futebol foi considerado um dos principais causadores da propagação do vírus, principalmente após a partida das oitavas de final da UEFA Champions League entre Atalanta e Valencia. Na ocasião o prefeito de Bérgamo definiu o duelo como “uma bomba biológica”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *