Alisson é eleito o melhor brasileiro em atividade na Europa

A primeira temporada do goleiro Alisson Becker vestindo a camisa do Liverpool vai mesmo entrar para a sua história. O arqueiro cria das categorias de base do Internacional de Porto Alegre conquistou o prêmio de melhor goleiro do mundo tanto no prêmio FIFA The Best quanto no Ballon D’or, prêmio dado pela revista France Football aos melhores jogadores do ano. E agora também recebeu o prêmio Samba D’or, dado pela associação francesa “Sambafoot” ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa.

O Samba D’or, ou em bom português “Samba de Ouro” é um prêmio dado anualmente pela associação francesa Sambafoot desde o ano de 2008. E nesta mais de uma década premiando os melhores jogadores brasileiros na Europa nunca havia premiado anteriormente um goleiro. O mais próximo deste feito havia sido Júlio César em 2009, ficando na segunda colocação atrás do vencedor Luís Fabiano, em temporada onde o atacante defendia o Sevilla.

Até aqui 8 jogadores já venceram o prêmio Samba de Ouro, com Neymar e Thiago Silva sendo os maiores vencedores com 3 títulos cada e Philippe Coutinho, Kaká, Luís Fabiano, Maicon e Roberto Firmino, além do próprio Alisson tendo conquistado a honra uma vez cada.

O prêmio é dado por votação tanto de ex-jogadores, como o também goleiro brasileiro Taffarel que hoje faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira, quanto por votação popular. Neste ano, mais de 100 mil votos foram enviados ao site Sambafoot e Alisson foi eleito o melhor brasileiro na Europa por 35,54% dos votantes.

Roberto Firmino ficou na segunda colocação com 23,48% dos votos e Thiago Silva fechou o pódio com 10,46% dos votos. Neymar acabou ficando apenas na 5ª colocação com 7,57% dos votos, atrás do volante Fabinho que também faz parte do elenco do Liverpool que vem encantando o mundo.

Contratado junto à Roma por 72.5 milhões de Euros pelo Liverpool, Alisson foi na época o goleiro mais caro do mundo, mas logo foi superado pelo espanhol Kepa Arrizabalaga que deixou o Athletic Bilbao rumo ao Chelsea por 80 milhões de euros semanas depois.

Com a camisa do Liverpool Alisson solucionou um problema crônico do clube nas últimas temporadas e além de ajudar os Reds a ficar com o vice-campeonato da Premier League foi um dos principais astros da equipe na conquista da sexta UEFA Champions League de sua história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *