Copa Libertadores 2019 terá final Brasil x Argentina

A Copa Libertadores da América chega em sua fase de semifinais com quase os mesmos personagens da temporada passada, com apenas uma substituição: se no ano passado tivemos Palmeiras, Grêmio, Boca Juniors e River Plate, desta vez teremos o Flamengo no lugar dos paulistas, com o Rubro-Negro conseguindo a classificação para esta fase do torneio continental pela primeira vez em 32 anos.

Porém, ao contrário do que aconteceu na temporada passada, quando os confrontos Brasil x Argentina aconteceram já nas semifinais, com o Palmeiras enfrentando o Boca Juniors e o River Plate tendo o Grêmio como adversário, neste ano os confrontos serão 100% nacionais nas semifinais, o que irá garantir que pela 15ª vez na história a grande decisão da Copa Libertadores da América seja decidida entre brasileiros e argentinos.

E, infelizmente para os brasileiros o confronto não é nada favorável para os clubes nacionais. Nas 14 vezes que se encontraram nas finais até aqui o título ficou com o Brasil em apenas 5 oportunidades, e nas outras 9 vezes o título acabou ficando com os argentinos.

O primeiro brasileiro a conquistar um título contra uma equipe argentina foi o Santos de Pelé em 1963, que derrotou o Boca Juniors. O Cruzeiro também conseguiu a conquista em 1976 contra o River Plate, assim como o São Paulo contra o Newell’s Old Boys em 1992 e o Corinthians contra o Boca Juniors em 2012.

O último brasileiro a conquistar um título contra um argentino foi justamente o Grêmio, que me 2017 venceu ao surpreendente Lanús na grande decisão.

Para este ano a grande diferença para as temporadas anteriores será a disputa da final única, disputada em sede previamente definida. Para 2019 o palco da grande decisão será Santiago no Chile, o que pelo menos em tese pode diminuir as chances de brigas generalizadas como vimos no ano passado entre as torcidas de Boca e River, o que levou a grande final para Madrid na Espanha.

Para o site de apostas esportivas betboo o grande favorito ao título deste ano é o Boca Juniors, seguido de perto pelo Flamengo. River Plate e Grêmio aparecem empatados na terceira colocação com ambas com as mesmas chances de título segundo o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *