História do Campeonato Europeu de Futebol

Com o primeiro jogou realizado em 1960 sob o nome de UEFA European Nations Cup, a ideia deste popular campeonato de futebol europeu foi sugerida pela primeira vez por Henri Delaunay em 1927, que era um membro da Federação Francesa de Futebol. Finalmente em 1960 o seu sonho tornou-se realidade e o torneio foi realizado na França. Em sua homenagem, o troféu do torneio foi nomeado como Henri Deluanay Trophy. Foram 17 equipes participantes das quais três eram da Alemanha Ocidental, Inglaterra e Itália, entre as 14 equipes restantes,  havia a extinta URSS que conquistou o primeiro troféu do torneio ao vencer a Jugoslávia por 2 a 1.

Campeonato Europeu de Futebol

Depois disso, o nome do Campeonato Europeu de Futebol foi mudado para European Football Championship em 1968 e, em seguida, a partir de 1992, este torneio se tornou popular como Euro. Realizado uma vez em cada quatro anos; relatórios estatísticos mostram que este é o terceiro torneio esportivo mais popular do mundo depois dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.

Em 1964, a Espanha foi o anfitriã do torneio com 29 equipes participantes. O anfitrião conseguiu o título do campeonato ao derrotar a URSS por 2 a 1.

Em 1968, o nome do torneio foi reformulada, mas o formato permaneceu o mesmo com duas novas equipes. Realizado na Itália, o título do campeonato também foi para o país anfitrião, quando derrotou a Iugoslávia por 2-0. O incidente mais notável nesse ano foi um sorteio para decidir as partidas da semi-final, foi a unica vez que isto aconteceu.

A Bélgica foi a anfitriã em 1972 quando a Alemanha Ocidental (atual Alemanha) venceu a final contra a União Soviética por 3 a 0.

Em 1976 o torneio foi realizado na Iugoslávia. Neste ano teve disputa de pênaltis que havia sido recentemente introduzida. A Tchecoslováquia venceu a final.

O próximo torneio, em 1980, foi organizado em um novo formato na Itália. O conceito de grupo se aproximou e oito equipes participaram com os vencedores de cada grupo. Alemanha Ocidental venceu mais uma vez tornando-se bi-campeã.

Mais a frente em 1992, quando se tornou oficialmente o Campeonato Europeu de Futebol, houve um fato inusitado, a Iugoslávia não foi autorizada a participar do torneio desse ano, por que eles estavam em um estado de guerra, a Dinamarca venceu o campeonato ao derrotar a Alemanha unificada por 2 a 0.

Estas foram as principais mudanças que marcaram a história do campeonato europeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *