Você sabe qual é o regulamento da Copa do mundo?

Mesmo o Brasil sendo o “país do futebol” poucos sabem o regulamento da Copa do Mundo, talvez a resposta tenha a ver com o fato da competição acontecer de quatro em quatro anos ou mesmo pela falta de interessem em pesquisar sobre o assunto, o fato é que sempre tem aquele que pergunta o que acontece quando ocorre um empate na fase eliminatória ou “Na prorrogação se fizer um gol o jogo acaba?”. Vejamos brevemente o regulamento da Copa.

A ultima mudança ocorrida no regulamento da Copa foi no Mundial da França, em 1998.
São 32 seleções divididas em oito grupos de quatro equipes cada um, cada grupo possui um cabeça-de-chave que é uma seleção forte, esta separação é feita para evitar que grandes times fiquem na mesma chave, apesar disso sempre acontece de algumas seleções bastante fortes estarem no mesmo grupo, quando isso ocorre este grupo normalmente é apelidado de “Grupo da Morte”. É feito um sorteio para alocar as outras seleções, o país sede fica no Grupo A como primeira seleção a competir e fazer a abertura da competição.

Na fase de grupos uma vitória vale 3 pontos, empate vale 1, se dois times ficarem empatados em numero de pontos os critérios de desempate seguem a seguinte regra em escala: saldo de gols, quantidade de gols feitos e sorteio.

Apenas as duas Equipes de cada grupo seguem para a próxima fase, as oitavas de final, todos os cartões nesta fase são zerados diferente do que acontece em copas continentais; o confronto é definido entre os primeiros colocados das oito chaves contra os que ficaram na segunda posição.

Esta fase também é conhecida como “mata mata” alguém tem que ir para “casa”, em caso de empate nos 90 minutos regulamentares, a partida vai para a prorrogação, disputada em dois tempos de 15 minutos. Se a igualdade persistir a decisão vai para os pênaltis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *